Essa é a frase que leio todos os dias em um site em que faço downloads de músicas. Não sei quem escreveu, mas concordo totalmente com o autor dessa citação, pois francamente, sem música a vida seria um erro.
Não imagino a vida do ser humano hoje em dia sem música. Agradeço a Deus por quem a inventou, pois esta é necessidade no mundo. Afinal, o som está tudo. Não é preciso exatamente um conjunto de instrumentos musicais, vozes ou tudo junta para se ter música. Às vezes, para quem aprecia, apenas o som do vento batendo nas árvores, o barulho da água corrente de uma cachoeira e até o ruído do trânsito da cidade já são considerados música.
Afinal, o que é música? Segundo minha velha amiga, "Wikipédia", música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Ou seja, um conjunto de sons. Para mim, a música vai muito além disso. Sim música é considerada uma obra de arte para mim, porém nem todas são assim.
Admito que sou um pouco (quero dizer, muito) preconceituosa com alguns estilos de "música", colo entre aspas pois, como música é considerada arte pra mim, ela deve expressar algo, certo? Não é só u conjunto de sons. A música deve expressar sentimentos, sentidos, opiniões. A música tem objetivo, despertar sentimentos nas pessoas, pois assim como há músicas que deixam as pessoas tristes, há aquelas que alegram, causam até uma certa euforia.
Não posso me prolongar muito, pois não sei se meus leitores (se que tenho algum) possuem paciência para ficar lendo minhas divagações sobre música (palavra que está sendo repetida várias vezes nesse post). Meu objetivo agora, é só expressar minha opinião sobre o assunto...
Continuando minha divagação sobre o que não considero música... Funk, Forró, Axé e derivados não são considerados essa arte para mim. Por quê? Alguém já prestou atenção nessas letras, se não têm pornografia, não tem nexo. Não que bandas de rock (meu estilo favorito) não possuam letras desse tipo, mas nesse meio, encontra-se quantidades de bandas com bom conteúdo muito maiores do funkeiros, axézeiros (existe esse termo) e etc. O som (me refiro somente aos instrumentais) pode até ser bom, mas se a letra não diz nada de útil, nem vale a pena escutar. Elas não passam nada que a pessoa que ouve pode colocar em prática (com excessão de sexo e derivados) ou pensar. Esses projetos de música, meus caros, não podem ser considerados arte.
Como roqueira, posso ser "marcada" como preconceituosa, mas estou fazendo apenas uma análise crítica sobre os outros gêneros musicais. Em minha formação, tenho como grandes exemplos e ingluências, bandas como Evanescence, Nightwish, Epica, After Forever, Lacuna Coil, etc. São bandas que além de possuírem instrumental fantástico, possuem letras construtiva, que até criam conflitos internos nos ouvintes, discussões sobre o mundom a vida... Fazem a pessoa PENSAR.
Aposto que se pergutarmos a qualquer roqueiro qual banda que expressa seus sentimetntos, ele irá responder: Evanescence! Ou se perguntarem qual banda faz as mais diversas críticas à sociedade e aos seus indivíduos, ele responderá Epica! Falo dessas bandas porque realmente gosto muito, mas admito que há bandas boa que eu não curto muito. System Of A Down é uma delas. Mas se você olha as letras.... Fantásticas!
Particulamente eu, sem música não vivo. Fico ligada 24hrs à algum som. Instrumentos? Amo vários, mas apesar de ser do Rock, faço aulas de piano e mais pra frente, rpetendo aprender violino e harpa. Quis aprender guitarra há uns 4 anos atrás, mas meu professor de piano me cortou. Ainda bem! Se aprendesse guitarra e piano juntos, não tocaria piano como toco hoje.